top of page

QUALIDADE INSTITUCIONAL

Programa de Qualidade Institucional

(Selo de Qualidade)

No mês de agosto, a SBHCI, representada pelo seu presidente, Marcelo Queiroga (PB), e pelo diretor de Qualidade Profissional, Hélio Castello (SP), realizou a entrega do certificado “Centro Referência” do Programa de Qualidade Institucional e de Centros de Treinamento para o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e o Hospital Beneficência Portuguesa, ambos em São Paulo (SP). Esta certificação outorga às entidades o título de Centro Referência em Cardiologia Intervencionista pela qualidade, eficiência e treinamento na área de atuação Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.

 

Juntamente com o Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP), os três centros são responsáveis pela formação de mais da metade dos cardiologistas intervencionistas do Brasil. Após avaliação durante o primeiro semestre de 2012, estas instituições foram fundamentais para o processo de desenvolvimento e verificação da aplicabilidade do Manual de Orientação para Serviços de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, material concebido pela SBHCI em parceria com o IQG – Instituto Qualisa de Gestão (principal certificador da Organização Nacional de Acreditação – ONA).

 

Com o status de Centros Referência, estes centros servirão de modelo para que outras entidades também possam assumir o compromisso com a qualidade e seriedade na formação dos cardiologistas intervencionistas. “As instituições foram avaliadas de maneira independente e atenderam a todos os requisitos de forma absoluta”, afirma Queiroga. “Ao conferir a estes centros médicos o certificado, cumprimentamos as diretorias pela excelência e relevância dos serviços prestados a toda a sociedade brasileira em assistência, pesquisa e ensino.” Ainda neste ano, a SBHCI entregará o certificado ao InCor.

 

O Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo possui uma história marcante de pioneirismo na cardiologia. Vários profissionais de destaque nas áreas clínica, cirúrgica e de hemodinâmica fizeram e ainda fazem parte do seu corpo clínico. “Esta premiação representa o reconhecimento de um trabalho de alto nível que vem sendo desenvolvido na instituição ao longo de muitos anos”, afirma José Armando Mangione (SP), diretor da Equipe Arie Cardiologia Intervencionista do hospital. “Este reconhecimento possui significado amplo porque premia a instituição e coloca a cardiologia intervencionista do Hospital da Beneficência Portuguesa como uma referência de trabalho e de qualidade profissional a ser seguida por outros centros, projeta seu nome junto às instituições de saúde e eleva ainda mais o seu conceito de centro médico de excelência.”

 

No Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, a entrega do certificado ocorreu em concorrida sessão com a presença do professor J. Eduardo Sousa (SP), que em 1976 fundou e presidiu nossa Sociedade e atualmente preside o Conselho Consultivo da SBHCI. Queiroga destacou a importância do Dante Pazzanese na formação dos novos cardiologistas intervencionistas, hoje estabelecidos em vários Estados brasileiros. Ao receber o certificado, a diretora-geral do Instituto, Amanda G.M.R. Sousa (SP), exaltou o trabalho de toda a equipe e a incessante busca pela consagração de esforços institucionais herdados desde a origem da entidade. “Este prêmio significa muito mais do que possam imaginar e outorgar”, afirma a diretora. “Significa o contemplar de um conceito e de uma ação que atravessou décadas e, seguramente, representa um forte impulso para o futuro, aquele recurso que transcenderá as gerações que agora lideram a instituição.” 

CENTROS CERTIFICADOS

Centros de Referência

Hospital - Hospital Beneficência Portuguesa

São Paulo -SP

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

São Paulo -SP

Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP)

São Paulo -SP

Certificação DIAMANTE

Hospital da Bahia

Salvador - BA

Hospital das Nações

Curitiba - PR

Hospital Geral de Pirajussara

Taboão da Serra - SP

Hospital Pompéia

Caxias do Sul - RS

Hospital Santa Casa de Passos

Passos - MG

Hospital Santa Izabel

Salvador-BA

Hospital Santa Lúcia

Poços de Caldas - MG

ICSP – Instituto de Cardiologia de São Paulo - Hospital Santa Paula

São Paulo -SP

Incardio - Hospital Pompéia

Caxias do Sul - RS

Instituto de Diagnóstico Cardiovascular - Hospital Paulo Sacramento

Juniaí - SP

Protimagem - Hospital Esperança Olinda

Olinda-PE

RHEM Prestação de Serviços Médicos e Hospitalares

São Paulo -SP

Santa Casa de Misericórdia de Passos

Passos - MG

Santa Genoveva de Uberlândia

Uberlândia - MG

Serviço de Hemodinâmica do Hospital Esperança - Prontimagem

Recife – PE

Serviço de Hemodinâmica do Hospital Santa Lucia de Poços de Caldas

Poços de Caldas - MG

Certificação OURO

CARDIOCAT - PR

Londrina - PR

Cardiocenter – Centro de Diagnóstico e Tratamento Das Doenças Cardiológicas

João Pessoa - PB

Hospital das Nações de Curitiba

Curitiba- PR

Certificação PLATINA

Cardiocenter - Centro de Diagnóstico E Tratamento Das Doenças Cardiológicas

João Pessoa - PB

Casa de Saúde São José (Centro Cardiológico Humaitá)

Rio de Janeiro - RJ

Centro Cardiológico Humaitá LTDA

Rio de Janeiro - RJ

logo_iqg.png

Para os centros interessados favor contatar:

Telefone: +55 (11) 3772-2098  |  (11) 3772-2347

E-mail: relacionamento@iqg.com.br

Endereço: Rua Nelson Gama de Oliveira, 311 - 10° andar
 CEP 05734-150 - São Paulo/SP - Brasil

bottom of page