top of page

Conheça a Matriz de Competências dos Programas de Residência Médica para Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista no Brasil!

Há 02 anos, a SBHCI formou um grupo de trabalho que elaborou o documento que define a matriz de competências para a formação de especialistas na área de atuação de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. O programa de 02 anos, que detalha as competências ao final do 1º e 2º anos de treinamento, foi aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Saúde, sendo publicado no Diário Oficial da União em 21 de dezembro de 2021 (RESOLUÇÃO CNRM No 63, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2021).

Este importante documento tem por objetivo geral formar e habilitar médicos na área de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista para diagnosticar e tratar, por procedimentos endovasculares percutâneos, as doenças congênitas, coronárias e estruturais do coração, assim como as demais afecções do aparelho circulatório, capacitando a mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho efetivo das atividades requeridas no contexto do trabalho.


Trata-se de um marco histórico e importante conquista para a Cardiologia Intervencionista brasileira, o qual legitima e fortalece a nossa área de atuação profissional!



638 visualizações
bottom of page