top of page

Entrevista gentilmente concedida pelo Dr Pedro Alves Lemos, MD, PhD, referente ao estudo MITRA-FR

Título do artigo original: MITRA-FR Investigators. – Percutaneous Repair or Medical Treatment for Secondary Mitral Regurgitation


Estudo apresentado no “late-breaking clinical trials session” no Congresso Europeu de Cardiologia 2018 e simultâneamente publicado na  “New England Journal of Medicine”


1- Qual o desenho do estudo MITRA-FR e seus principais resultados? O Mitra-FR é um estudo multicêntrico conduzido em 37 hospitais na França que avaliou a eficácia clínica da clipagem mitral percutânea, em adição ao tratamento medicamentoso otimizado, para pacientes com insuficiência mitral secundária (ex: funcional). No total, foram randomizados 152 indivíduos para o tratamento intervencionista, que foram comparados a outros 152 pacientes randomizados para tratamento conservador. O desfecho primário do estudo era a ocorrência de óbito (qualquer causa) ou re-hospitalização não-programada nos primeiros 12 meses.


No grupo de pacientes tratados invasivamente, observou-se uma redução significativa do grau de regurgitação mitral. Entretanto, os resultados clínicos não confirmaram a hipótese principal do estudo, uma vez que a clipagem mitral percutânea não foi superior ao tratamento conservador isolado em reduzir a ocorrência do desfecho primário (clipagem: 54.6% vs. conservador: 51.3%; p=0.5 [análise por intenção-de-tratar]). Também, em análises secundárias pré-definidas, de acordo com características basais, não se identificaram populações em que a clipagem tenha reduzida a taxa de desfecho primário.


2- Quais as principais conclusões do estudo e a sua importância para a prática clínica?

O estudo demonstra que a clipagem mitral percutânea é efetiva em reduzir o refluxo valvar em pacientes com regurgitação mitral secundária. Apesar disso, não se demonstra benefício da estratégia intervencionista sobre a mortalidade ou re-hospitalizações ao longo de 1 ano.


Hoje, a clipagem mitral percutânea é largamente utilizada no mundo para o tratamento da regurgitação mitral secundária. O MITRA-FR é um estudo importante, que adiciona informação relevante ao campo. Espera-se que os resultados do estudo  sejam detalhados futuramente para investigar possíveis subgrupos com potencial benefício. Ainda, aguardam-se o resultado de outros estudos semelhantes (estudos COAPT e RESHAPE-HF), já em andamento, para melhor definir o papel da clipagem mitral percutânea no tratamento da regurgitação mitral percutânea.


3- Na sua opinão, quais são as perspectivas futuras do tratamento percutâneo da valva mitral na insuficiência mitral secundária ?

Os resultados do MITRA-FR sugerem a possibilidade de que clipagem mitral percutânea deva ser reservada para casos específicos e selecionados com regurgitação mitral secundária. Para esse grupo de pacientes, no entanto, outras opções terapêuticas serão disponíveis no futuro próximo. Técnicas e dispositivos de redução do anel mitral, com consequente redução da regurgitação mitral, encontram-se em fase final de desenvolvimento clínico ou já em uso regular em alguns países. É interessante que essas técnicas possam também ser utilizadas em conjunto com a clipagem mitral, potencializando os resultados. De todo modo, é importante ressaltar que qualquer nova tecnologia deve ser testada cientificamente, com comprovação dos seus benefícios clínicos, para que possa ser utilizada de maneira rotineira na prática diária.

11 visualizações
bottom of page