
BR•IC PCI FELLOWSHI PROGRAM


SBHCI e Imperial College anunciam uma Clinical Research PCI Fellowship no Hammersmith Hospital em Londres
Com foco em fisiologia e imagem coronariana
Clique e Baixe o documento disponível ao lado, preencha todas as informações necessárias com atenção e envie o arquivo preenchido para o e-mail: fellowship@sbhci.org.br.
Acompanhe as perguntas frequentes
Brasil e Imperial College fellowship. Uma parceria formal entre a SBHCI e a Imperial College NHS Trust de Londres, a BR•IC fellowship é uma Advanced Clinical Research Fellowship em intervenção coronariana com foco em fisiologia e imagem intravascular. A fellowship terá duração de 12 meses, sob supervisão do Dr. Ricardo Petraco, cardiologista intervencionista da Imperial College.
A fellowship será no hospital Hammersmith, parte da Imperial College NHST Trust, que é o hospital afiliado a Imperial College de Londres.
A BR•IC fellow vai virar expert no uso de imagem e fisiologia na intervenção coronariana percutânea, deixando um legado de pesquisa e treinamento em Londres e trazendo ao Brasil o conhecimento e know-how adquiridos durante o intenso treinamento em solo britânico.
Para atingir esse objetivo, o BR•IC fellow será exposto a um programa intenso que envolve atividades clínicas, de ensino e de pesquisa.
O foco da BR•IC fellowship é no avanço da qualidade da intervenção guiada por técnicas modernas de fisiologia e imagem coronarianas, formando indivíduos que potencialmente se tornaram Key Opinion Leaders nos métodos quando retornarem ao Brasil, acumulando um legado de expertise ao longo do tempo e continuando colaborações futuras com a Imperial College e o grupo do Dr. Ricardo Petraco.
A BR•IC fellowship será hands on, já que o fellow terá registro temporário no General Medical Council do Reino Unido.
Atividades clínicas (50%) :
1. Realização de procedimentos coronarianos sob supervisão do Dr. Ricardo Petraco.
2. Manejo de consoles clínicos de fisiologia e imagem.
3. Ambulatorio especializado em angina e doença coronariana
4. Plantoes no Heart Attack Centre da Imperial College NHS Trust.
Atividades de pesquisa e Ensino (50%):
Participação em coleta e análise de dados no grupo de pesquisa liderado pelo Dr. Ricardo Petraco, com foco em fisiologia cardiovascular, imagem intravascular e inteligência artificial. O BR•IC fellow ira colaborar com doutorandos, outros fellows e estudantes de medicina. O envolvimento em pesquisa é obrigatório e parte integral da fellowship.
Apresentação de casos clínicos relacionados com imagem e fisiologia em eventos de Ensino locais, nacionais e internacionais.
Residentes do segundo ano de hemodinâmica no Brasil ou aqueles profissionais recém formados em hemodinâmica (máx. 3 anos após formação). O BR•IC fellowship é uma fellowship avançada em PCI e o fellow já deve ser capaz de realizar a maioria dos procedimentos percutaneous de forma semi independente.
O candidato tem que ter feito pelo menos dois anos de cardiologia geral antes da hemodinâmica e deve demonstrar capacidade de realizar exames de ecocardiografia de emergência (avaliação de VE, válvulas e derrame pericárdico).
Residentes do primeiro ano de hemodinâmica não podem aplicar e devem se dedicar ao uso de fisiologia e imagem e considerar aplicação no próximo ano.
O processo de seleção é altamente competitivo e exigente. O candidato tem que demonstrar um alto padrão de performance clínica e acadêmica ao longo da carreira. É esperado que o candidato possa demonstrar durante a aplicação:
1. Conhecimento e uso previo de fisiologia e imagem a serem testados no processo seletivo
2. Envolvimento em pesquisa basica ou clínica
3. Apresentação de casos clínicos relacionados ao uso de fisiologia e imagem
4. Conhecimento e habilidades em computação avançada.
Sim. A BR•IC fellowship é em Londres e todas as interações clínicas e acadêmicas serão em inglês. O nível de inglês exigido é alto também para o registro com o General Medical Council do Reino Unido. Os certificados de proficiência aceitos são:
1. IELTS acadêmico com escore total >7.5 e escore mínimo >7 em cada categoria
2. OET com escore pelo menos B em cada categoria
PS: A proeficiência pode ser adquirida depois do processo seletivo mas é obrigatória antes do inicio da fellowship.
Não. O visto de trabalho será fornecido pela Imperial College NHS Trust para o candidato escolhido no final do processo.
Sim. O fellow terá uma bolsa-salário que irá ajudar a cobrir os custos de vida em Londres. O valor da bolsa será em torno de 35-40k GBP para os 12 meses.As passagens de ida e volta serão oferecidas pela SBHCI em classe econômica.
O candidato deverá enviar a SBHCI (e-mail fellowship@sbhci.org.br)
1. O formulário (application form) preenchido
2. 3 referências clínicas e/ou acadêmicas.
3. Currículo Lattes
Os candidatos mais bem ranqueados serão convidados a participar de entrevistas (online e/ou ao vivo durante eventos da SBHCI) com banca da SBHCI e Imperial College NHS Trust.
O candidato selecionado deve ser anunciado em novembro de 2025 e a fellowship deve começar em março - junho de 2026.
1. O formulário de aplicação estará disponível no site da SBHCI.
2. Uma reunião informal com interessados será realizada durante o congresso da SBHCI em Porto Alegre.
3. Prazo Final para submissão da aplicação via e-mail é dia 30/08/2025.
4. Entrevistas on-line ou presenciais serão arranjadas com candidatos mais bem ranqueados entre Setembro e Outubro de 2025.
5. O anúncio do fellow ocorrerá em novembro de 2025.
6. A fellowship começa entre março e junho de 2026.



