top of page

26 e 27 de Abril de 2019: Módulo I -Curso de aperfeiçoamento em intervenções endovasculares 2019


Organização: SBHCI. Frequência: curso anual. Público-alvo: Médicos Cardiologistas Intervencionistas. Proctors: Médicos Cardiologistas Intervencionistas, com possível exceção de convidados.


Duração: 192 h em 8 meses. A carga horária total é dividida em um fim de semana por mês (normalmente o ultimo de cada mês), sendo 12h de duração na sexta-feira e 12h de duração no sábado (24h mensais).


Local: Conjunto de hospitais em Belo Horizonte que, juntos, tem ampla gama de procedimentos endovasculares, realizados por cardiologistas intervencionistas, que podem fornecer casos para estudo ao vivo. Participam: Hospital Luxemburgo, Hospital Madre Teresa, Hospital Santa Casa e Hospital Semper.


Método: Aulas teóricas, workshops, hands on, simulações práticas virtuais, discussão e participação em campo dos alunos em casos ao vivo. Professores titulares da SBHCI e convidados .


 

Programa Preliminar


26 e 27 de Abril: Módulo I – Orientações sobre formato e objetivos do curso. Interdisciplinaridade e como manter um programa de intervenções extra-cardíacas em seu centro de trabalho. Materiais e técnicas básicas das intervenções periféricas. Como proteger seu paciente da nefropatia induzida por contraste: papel da angiografia com CO2 e como realizá-la com segurança. ( H.Luxemburgo)


31 de Maio e 1 de Junho: Módulo II – Diferentes formas de acesso vascular. Acesso vascular guiado por ultrassom. Introdução a doenças dos membros inferiores (H. Luxemburgo).

28 e 29 de Junho: Módulo III –  Aterosclerose em território aorta-ilíaco e intervenções em membros inferiores (TASC A-D). Closure Devices ( H. Semper).


1 a 3 de Agosto: Módulo IV – Congresso SBHCI- SOLACI ( inscrição incluída). Sessões de hands on e simulação virtual.


30 e 31 de Agosto: Módulo V –  Hipertensão renovascular (Renais). Denervação renal. Introdução a doença carotídea. (H.Madre Teresa)


27 e 28 de Setembro: Módulo V – Troncos supra-aórticos – Subclávias, vertebrais, carótidas (sistemas de proteção cerebral). Tratamento das complicações em intervenções carotídeas, incluindo resgate de AVCI. (H. Madre Teresa). Simuladores Virtuais.


25 e 26 de Outubro: Módulo VI – Abordagens em aorta. Oclusões venosas centrais. Manutenção de fístulas de hemodiálise. Simuladores Virtuais. (H. Santa Casa)


22 e 23 de Novembro: Módulo VII – Evitando e tratando complicações. Como tratar complicações vasculares após intervenções percutâneas. Princípios básicos de embolização. (H. Semper)

90 visualizações
bottom of page