top of page

Congresso SBHCI 2018 – 2º Dia de Cobertura


Apesar do frio, os participantes chegaram cedo para o segundo dia de atividades do congresso da SBHCI 2018 na Expo Unimed em Curitiba – PR. Na sala Carlos Gomes, o dia começou às 8:30h com o tema doença coronariana estável. Primeiramente foram expostos o ORBITA trial e ISCHEMIA trial, com discussões sobre o assunto e também sobre fisiologia coronariana, métodos de avaliação e novas perspectivas com a presença dos convidados internacionais Dr Ricardo Petraco (Inglaterra) e Dr William Wijns (Irlanda). A sessão foi finalizada com um ilustrativo caso clinico do Dr Daniel Weilenmann (Suíça). Nesta sequência, ocorreu uma sessão de casos ao vivo internacionais com máxima adesão dos participantes. Foram apresentados diretamente de Rotterdan um caso de oclusão crônica pelo Dr. Roberto Diletti e Dr. Jeroen Wilschut e um caso de TAVI, pelo Dr Nicolas Van Mieghem. 

Paralelamente, na sala Mozart, houve um Simpósio TCT/SBHCI com a participação do Dr Juan Granada (EUA), onde foi discorrido sobre novos materiais, plataformas e fármacos dos stents, métodos de imagem e fisiologia coronariana, abordagem da DAC estável com discussão de estudos recém-publicados no EuroPCR (Maio 2018), como a metanálise que envolveu os trials FAME 2, DANAMI-3-PRIMULTI, and COMPARE-ACUTE.


Na sala Beethoven, o assunto abordado de grande interesse foi os dispositivos de assistência circulatória com a participação do convidado Dr Davran Cicek da Turquia. Foram revisadas as principais evidências, indicações, benefícios dos dispositivos como o Impella, ECMO, Tandem Heart e Balão Intra-Aórtico, incluindo o estudo Semper Fi, também publicado do Euro PCR 2018.


A realidade e o futuro das intervenções em neonatos e lactentes foi o tema da sala Bach nesta manhã, abordando assuntos desafiadores como as opções de tratamento percutâneo em coarctação de aorta, as perspectivas de novos materiais, indicações e técnicas de oclusão de PCA e dificuldades do procedimento em crianças pequenas. Ainda nesta sala, antes do almoço, pode-se acompanhar a exposição de dois casos editados que contaram com a participação ativa dos congressistas.


No intervalo do almoço ocorreram três diferentes simpósios satélites e dois Meet the Experts de forma simultânea. Nos simpósios, a discussão envolveu o uso de imagens intravasculares no auxílio das intervenções, estrutural (TAVI) e tratamento de lesões complexas com apresentações de casos clínicos.


As mulheres aproveitaram a hora do almoço para uma reunião informal com o intuito de se conhecerem, trocar experiências e somar conhecimentos, valorizando o aumento e a expressividade das mulheres na cardiologia intervencionista.


A tarde foi recheada de casos clínicos editados, gerando muitas discussões sobre os assuntos oclusão crônica, bifurcação e fechamento de apêndice atrial esquerdo. Diretamente de Cleveland, Dr Guilherme Attizzani apresentou um caso ao vivo de TAVI com implante da Evolut R e Dr Hiram Bezerra apresentou uma caso de ICP em bifurcação após OCT.


Os congressistas que gostam de uma abordagem mais prática puderam acompanhar na sala Mozart as evidências atuais e o que dispomos sobre o tratamento da CTO no Brasil, além das perspectivas para os próximos anos da imagem intravascular na prática clínica, e como tais métodos, IVUS e OCT, podem mudar as condutas nos dias de hoje.


Intervenções periféricas, membros inferiores, carótida e aorta, foram discutidos no Simpósio conjunto SOLACI/SBHCI, com a presença dos palestrantes internacionais.


Hoje foi o dia da apresentação dos Temas Livre, onde pudemos avaliar alto nível científico dos trabalhos apresentados.

Para finalizar o dia, houve a presença ilustre do Deltan Dallagnol, procurador da República e coordenador da força tarefa da Operação Lava Jato, que ministrou uma palestra sobre ética com grande adesão dos participantes.

A expectativa é de que o encerramento do congresso amanhã mantenha o alto nível científico do evento e conte com grande participação dos associados.



23 visualizações
bottom of page