top of page

Brazil Structural Summit (BSS) 2019


O BSS 2019, realizado em Vitória-ES, entre os dias 17-19 de outubro, foi um grande sucesso. Durante esses três dias, 150 pessoas assistiram o evento, que contou com cinco convidados internacionais e 20 nacionais. Os principais temas relacionados ao tratamento das cardiopatias estruturais foram discutidos sob a forma de conferências, mesas redondas, apresentação de “challenge cases” e casos ao vivo.

No primeiro dia, o foco foi um simpósio de imagem, onde seis casos ao vivo foram transmitidos do hospital Meridional para o auditório, além de um concorridíssimo “hands on” de angiotomografia dedicada a TAVI e ao fechamento do apêndice atrial esquerdo.

O segundo dia foi aberto por uma transmissão de casos ao vivo direto de Bangkok na Tailândia, seguida da transmissão de casos ao vivo realizados localmente e transmitidos em resolução full HD para o auditório. O último dia do evento foi marcado pela apresentação de mais casos ao vivo, conferências, mesas redondas e pelos “challenge cases”.


Foram apresentados 10 casos ao vivo nos dois últimos dias. Esses casos, realizados por operadores experientes, demonstraram o tratamento de defeitos septais complexos, oclusão do apêndice atrial esquerdo com os três dispositivos aprovados no Brasil, além da oclusão de um apêndice na sequência de um fechamento de leak paravalvular mitral. Diversos “tips & tricks” foram discutidos e apresentados durante a realização dos casos.



80 visualizações
bottom of page