top of page

Bifurcation Virtual Summit, 13 e 14 de agosto de 2020



Em função das condições atuais da pandemia no nosso país e no mundo, ocorreu durante os dias 13 e 14 de agosto de 2020, o evento Bifurcation Virtual Summit, com transmissão ao vivo em plataforma streaming e disponibilização posterior do conteúdo para os cerca de 300 participantes registrados para o evento.

Trata-se da quarta edição do evento , que faz parte do programa de educação continuada da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista (SBHCI), com foco no tratamento de lesões complexas, lesões de tronco de coronária esquerda e bifurcação , com ênfase nos aspectos técnicos e científicos relacionados.

O evento este ano contou com a participação de 9 renomados convidados internacionais: Antonio Colombo (Italy), Azeem Latib (USA), Goran Stankovic (Serbia), Gregg W. Stone (USA), Jens Flensted Lassen (Denmark), Marco Zimarino (Italy) ,Paul Iaizzo (USA), Robert Gil (Poland) e Shao-Liang Chen (China) e 5 convidados da America Latina: Carlos Uribe (Colombia) Leandro Lasave (Argentina) Marcelo Abud (Argentina) Marco Alcântara (México) Mario Araya (Chile) , sendo possível a sua realização com a ajuda dos patrocinadores Abbott, Boston Scientific, Medtronic e Microport e apoio institucional do European Bifurcation Club (EBC) e SOLACI.


No primeiro dia do evento, após a sessão de abertura e Boas vindas, conduzida pelo Dr. Ricardo Costa , atual presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista (SBHCI), as palestras foram divididas em 3 três sessões: Sessão I : Atualização da Intervenção Coronária Percutânea em Bifurcações; Sessão II Implante de Stent e Controvérsias no Tronco da Coronária Esquerda; Sessão III Lidando com complicações “complexas.


A primeira palestra foi realizada pelo Dr Antônio Colombo (Itália) sendo abordado as principais questões não solucionadas na ICP em lesões de bifurcação, reenfatizando a importância ds métodos de imagem e da escolha da técnica ser baseada na morfologia da bifurcação e experiência do operador e da necessidade da individualização da estratégia.


A seguir, Dr Breno Falcão (CE) , atual diretor científico da SBHCI , fez uma avaliação crítica dos principais estudos publicados recentemente.


Na sequência, diretamente da China, o Dr Shao-Liang Chen , fez uma análise dos principais achados do estudo DEFINITION II, recentemente apresentado no evento virtual PCR e-Course e simultaneamente publicado no European Heart Journal, mostrando que de acordo com os critérios de lesões coronárias complexas de bifurcação do estudo DEFINITION, a estratégia de 2 stents esteve associada a melhora significativa nas evoluções clínicas quando comparada a estratégia provisional.


Veja aqui a cobertura do estudo apresentado no PCR e-Course e os comentários do Dr Ricardo Costa.


Após um breve período de discussões, tivemos a brilhante e didática demonstração ao vivo do Dr Paul Iaizzo (EUA), diretamente do laboratório Visible Heart da Universidade de Minesotta, do passo a passo da técnica provisional de implante de stent em bifurcação em um modelo de coração suíno, com impressionantes imagens.


Todo conteúdo do “Atlas de Anatomia Humana Cardíaca”do projeto The Visible Heart encontra-se disponível gratuitamente através do http://www.vhlab.umn.edu/atlas/.


Em uma sessão moderada pelos Dr. Alexandre Abizaid e Dr José Armando Mangione, tivemos a análise dos 5 anos do estudo EXCEL, pelo Dr Gregg Stone (EUA), abordando as vantagens e desvantagens do tratamento percutâneo das lesões de tronco de coronária esquerda e na sequência uma análise do Status atual da ICP em lesões de tronco de coronária esquerda, pelo Dr. Goran Stankovic (Sérvia).


A sessão foi complementada pelas apresentações do Dr Fausto Feres mostrando a realidade brasileira, e os resultados da ICP em lesões de tronco de coronária esquerda e Dr Azeem Latib -EUA ( A ICP pode ser considerada a estratégia inicial na maioria dos casos de tronco de coronária esquerda?), com comentários do Dr Roberto Botelho, atual diretor de comunicações da SBHCI e Drs Gilson Feitosa e Otávio Berwanger, renomados cardiologistas clínicos.


A última sessão do primeiro dia, ficou reservada para apresentação e discussão de 4 casos clínicos: óstio de circunflexa não dilatável com a utilização de laser, oclusão de grande ramo lateral ( circunflexa) durante intervenção no tronco de coronária esquerda, trombo preso a carina não resolvido e deformação longitudinal do stent no TCE, apresentados pelos Drs Azeem Latib (Eua), Breno Falcão (CE), Alexandre Zago (RS) e José Ribamar (SP), respectivamente.


No segundo e último dia do evento, as palestras foram divididas em 4 sessões principais, abordando os principais aspectos técnicos das lesões bifurcação, condições especiais, imagem e fisiologia, além d as inovações e recomendações atuais.


Na sessão IV foram apresentados os principais passos da técnica provisional e discutidos na sequência os mais relevantes aspectos das técnicas de 2 stents ( DK crush e Culotte).

Dr Goran Stankovic apresentou os aspectos técnicos e as recomendações do European Bifurcation Club (EBC) da proximal optimization technique (POT) com belíssimas imagens e casos ilustrados do Visible Heart Lab.


Dr Shao-Lian Chen após a apresentação de 2 casos , demonstrou as principais vantagens técnicas da técnica de DK crush.


Na sessão V, moderada pelos colegas Dr. Constantino R. F. Costantini (PR) e Paulo Henrique Jorge (SP) foram discutidos os tratamentos em condições especiais: ramo lateral inacessível, bifurcação com calcificação acentuada e oclusão crônica e o contexto da trifurcação.


A sessão VI foi dedicada a importância dos métodos de imagem e fisiologia para otimização e planejamento do procedimento de ICP em bifurcação e última sessão do dia ficou reservada para discussão das últimas inovações e atualização das recomendações do EBC no tratamento das bifurcações.




178 visualizações
bottom of page